sexta-feira, 1 de abril de 2011

Floculação

1.Tema/Teoria

    Processos e materiais geológicos importantes em ambiente terrestre – Floculação

2.Resumo

    Alguns sais têm propriedades que permitem a floculação das partículas de argila ou de silte. O fenómeno de floculação consiste na junção de pequenos grãos de sedimentos, originando partículas de maior dimensão. Estas partículas são então capazes de sofrer deposição.
    A floculação permite que partículas muito pequenas, por exemplo, argilas ou siltes, se depositem, que de outra forma ficariam em suspensão permanente.
    O fenómeno da floculação envolve processos electroquímicos, onde os iões de cloro interagem com as partículas do sedimento em suspensão, conduzindo ao agrupamento destas fazendo com se juntem numa partícula de maiores dimensões que pode então sofrer deposição.

3. Palavras-chaves

    Floculação; força gravítica; deposição; partículas; sedimentos; Cloreto de Sódio; cursos de água; curva de Hjulström.

4. Observações/Resultados



1.Após 1 min

2. Após 2 mins

3. Após 5 mins



    A concentração da solução de NaCℓ era de 28g/l.
    No 1º minuto é possível notar no tubo de ensaio com a solução de NaCℓ um grau de deposição ligeiramente maior.
    A partir do 2º minuto é notório que o tubo de ensaio com a solução de cloreto de sódio sofreu uma elevada deposição quando comparada com a deposição ocorrida no tubo de ensaio com água.

5. Discussão dos resultados

    A curva de Hjulström é uma relação entre a velocidade do fluido (curso de água) e o comportamento das partículas em suspensão:




    
    Assim de acordo com a curva de Hjulström os sedimentos com dimensões inferiores a 0,01 mm não sofrem deposição, mesmo que a velocidade do fluido seja nula, ficando estas partículas em suspensão. O fenómeno de floculação permite a agregação destas partículas, originando partículas de maior dimensão, capazes de sofrer deposição.
    O NaCl estimula a floculação das partículas, ou seja, faz com que as partículas de pequenas dimensões se agrupem formando grãos de maiores dimensões. Estes grãos de maiores dimensões sofrem então deposição.
    Este fenómeno ocorre, por exemplo, nas zonas de estuário onde os sedimentos de pequenas dimensões (argilas e siltes) sofrem floculação devido á presença de NaCℓ proveniente do oceano.
     Para determinar a importância do NaCℓ na deposição de materiais argilosos recorreu-se a uma actividade laboratorial onde foi adicionada argila a um tubo de ensaio com solução de NaCℓ e a um tubo de ensaio com água. Aguardou-se cerca de 5 min de forma a determinar o grau de deposição nos dois tubos de ensaio.
 

1 comentário:

  1. Bom trabalho. Gostei do teu relatório.
    No tema não referes que o objecto principal é a floculação. No resumo poderias ter referido mais as rochas sedimentares detríticas. Não considerei as “partículas” (podes substituir por sedimentos) nem "cursos de água" (não utilizas o último no relatório) nas palavras-chave. Falta uma legenda mais clara nas observações.

    ResponderEliminar