A trilobite é um ser vivo actualmente extinto que surgiu no período Câmbrico e se extingui no período Pérmico. Estes animais são marinhos e viviam no fundo do mar até profundidades de cerca de 300m. As trilobites eram artrópodes uma vez que eram invertebrados, possuíam patas articuladas e eram segmentados. Possuíam três lobos, mas a sua denominação surge da sua divisão longitudinal em 3 partes: o céfalo, o tórax e o pigídio. Na zona do céfalo, que correspondia à zona anterior do animal, localizava-se a boca, sem dentes, e o estômago. A zona do tórax era articulada por segmentos, o número de segmentos pode variar desde 2 a 61. O facto de terem o tórax segmentado permitia-lhes enrolar-se, formando uma bola, como forma de protecção. O pigídio corresponde á zona posterior do animal.
As trilobites são consideradas fósseis de idade devido á sua larga distribuição geográfica e curta distribuição estratigráfica. Para além disso estes seres vivos possuíam um exoesqueleto, composto essencialmente por carbonato de cálcio, que era bastante fossilífero. Este exoesqueleto era renovado à medida que o ser vivo crescia. As dimensões das trilobites variavam desde os 1 mm até cerca de 70cm. Algumas trilobites desenvolveram espinhos no exoesqueleto como forma de protecção contra predadores.
As trilobites possuíam dois tipos de membros que lhes permitiam a locomoção: os endopods que permitiam ao ser vivo deslocar-se através do solo e os exopods que pensa-se serem usados para nadar.
Admite-se que algumas trilobites eram tanto predadoras como necrófagas. A maior parte alimentava-se de zooplâncton. Outras eram colectoras escavadoras, alimentando-se de matéria orgânica depositada no sedimento.
As trilobites do género Agraulos pertencem á família Agraulidae, á superfamília Ellipsocephaloidea , á subordem Ptychopariina e á ordem Ptychopariida. Esta família habitou o planeta Terra essencialmente no período Câmbrico. Estes tinham a saliência ocular presente e eram dotados de visão. O seu tamanho era reduzido, cerca de 3 cm. O número de segmentos no tórax que a superfamília deste género de trilobite variava entre 12 e 16.
Referências
A Guide to the Orders of Trilobites
http://www.trilobites.info/
Wikipédia
http://en.wikipedia.org/wiki/Trilobitehttp://species.wikimedia.org/wiki/Agraulidae
Imagens de trilobites do género Agraulos obtidas de:
1.www.fossilmall.com/Pangaea/patrilos/tr4/AgrC.jpg
2.http://species.wikimedia.org/wiki/Agraulidae